PROJETO VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA


Esse projeto foi realizado originalmente com alunos do 1º ano do Ensino Médio da EE Prof. Aroldo de Azevedo, Jardim Planalto, São Paulo, capital.

Por uma série de fatores, nós, professores de língua inglesa, percebemos que nossos alunos não se sentem incentivados a aprender o idioma e isso acaba provocando um bloqueio que, se não for revertido, também o professor perderá o incentivo para dar a sua aula. A patir do exposto acima, passei a utilizar as reportagens de VEJA E NOVA ESCOLA ( presentes no site de VEJA Educação) que tratam do ensino/aprendizagem da língua inglesa, o seu uso para emprego, negócios, viagens, turismo, lazer, etc.

Dividiu-se a sala em grupos e a cada um foi atribuída uma reportagem para que fosse exposta para o restante dos colegas em forma de seminário. Eles deveriam seguir as seguintes etapas:

1. Numa primeira leitura, pesquisar o vocabulário desconhecido em português e inglês (os textos, na sua maior parte, são em português, mas sempre trazem algo em inglês) e escrever o significado ao lado da palavra;

2. Na leitura seguinte, peço que sublinhem os parágrafos principais de forma a obter a mensagem do texto no seu todo; estes parágrafos são escritos em forma de itens em um cartaz, o aluno lê um por um e em seguida expõe seu comentário e lança perguntas para a sala tentando provocar um debate sobre o assunto em questão;

3. Conforme o texto fale de algum recurso através do qual a aprendizagem do inglês seja mais proveitosa/prazerosa (textos para traduzir, letras de música, jogos, anúncios de emprego escritos em inglês, folhetos com propaganda de curso de línguas, etc.), peço que preparem ou tragam algo semelhante para desenvolverem com os colegas no dia do seminário; estas atividades, posteriormente, são por mim aproveitadas servindo até mesmo como instrumento de avaliação.

Espero, com esse trabalho, estar promovendo a valorização da língua inglesa ao tentar tirar da cabeça deles esse "por que estudar inglês se moramos no Brasil e nem o nosso idioma falamos direito?" A receptividade dos alunos para com esse projeto é pequena, por enquanto. Sei que todo fruto se colhe aos poucos mas, só o fato de promover essa discussão, já terá sido uma grande coisa.

Acesso Restrito

Esta é uma área de acesso restrito de alunos



Go to top